Webinars apresentam resultados de pesquisas Capes-PrInt

Postado por: Leopoldo Albigesi Barbosa

Há dois anos, a UFMS teve cinco projetos de cooperação internacional aprovados para o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Parte dos resultados dos trabalhos realizados até então serão compartilhados em Webinars UFMS/Capes-PrInt que se iniciam no próximo dia 6 de novembro. O primeiro, com o tema Novos Materiais, será a apresentação da pesquisa “Cinética de agregação de nanopartículas de prata com compostos orgânicos”, pelo professor Amilcar Machulek Junior (Inqui), que desenvolveu o estudo em colaboração com a University of Victoria, Canadá.

O Webinar incia-se às 14h, com transmissão pelo Google Meet (https://meet.google.com/vfc-vpwx-wmk). De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Nalvo Franco de Almeida Junior, devem ser realizados um webinar por semana, com apresentações de um ou mais pesquisadores de cada área.

Esse primeiro estudo a ser compartilhado insere-se em um dos projetos de pesquisa aprovados no PrInt: o do Programa de Pós-Graduação em Química que propõe “Síntese e caracterização de novos materiais baseados em nanopartículas de metais aplicados ao transporte de medicamentos, estudo da mobilidade intra-agregada de sais biliares e produção de hidrogênio”.

Coordenado pelo professor Gilberto Maia, participam ainda do projeto os professores do Inqui Amilcar Machulek Junior, Gleison A. Casagrande e Marco Antonio Utrera Martines. Do exterior, foram convidados os professores Biprajit Sarkar, do Institute of Chemistry and Biochemistry, Free University Berlin (Alemanha); Marc Verelst, da Paul Sabatier University (Toulouse III, França); Cornelia Bohne, do Department of Chemistry, University of Victoria (Canadá); Manash R. Das, Materials Sciences and Technology Division – CSIR-North East Institute of Science and Technology, Jorhat (India) e Vladimir P. Fedin, Nikolaev Institute of Inorganic Chemistry, Novosibirsk (Rússia).

O PrInt tem como proposições implementar e consolidar planos estratégicos para internacionalizar as instituições contempladas, de forma a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação, em especial com a mobilidade de docentes e doutorandos.

Texto: Paula Pimenta