Esclarecimentos à comunidade sobre os editais de ingresso no PPGQ-UFMS

Postado por: Leopoldo Albigesi Barbosa

Prezados membros da comunidade acadêmica, ao longo deste semestre o Programa de Pós-Graduação em Química da UFMS (PPGQ) publicou editais de fluxo contínuo visando o preenchimento de vagas nos cursos de mestrado e doutorado em química.

De acordo com ambos os editais, as inscrições permanecerão abertas até o dia 31/10/2019. Neste momento, alguns candidatos solicitaram a sua inscrição e aguardam a publicação do edital de convocação, com a lista de inscrições deferidas e o período de realização das etapas do processo seletivo.

No entanto, recentemente tivemos um novo recolhimento de bolsas de estudo nos nossos cursos de mestrado e doutorado, por ambas as agências de fomento à pesquisa (CAPES e CNPq) e no momento o PPGQ-UFMS não dispõe de cotas de bolsa para novas concessões. Esta coordenação entende que iniciar um processo seletivo sem que haja a disponibilidade de bolsas de estudo inviabiliza a permanência dos nossos estudantes no programa e decidiu não publicar os editais de convocação. Neste âmbito, esta coordenação gostaria de se desculpar com as pessoas que já fizeram a solicitação de inscrição nos referidos editais.

Deste modo, a expectativa é que novos editais de ingresso sejam publicados ao final da vigência dos editais de fluxo contínuo, visando o ingresso de estudantes no primeiro semestre de 2020. As datas ainda não foram definidas, mas as inscrições devem acontecer em novembro e as etapas do processo seletivo em dezembro do corrente ano, com previsão de início de atividades no PPGQ em fevereiro de 2020.

Por fim, no que se refere ao Processo Seletivo PNPD 2/2019, todas as etapas foram realizadas conforme previsto no edital e a lista dos candidatos aprovados foi divulgada na página do PPGQ. No entanto, o Sistema de Acompanhamento de Bolsas e Auxílios da CAPES (SCBA) encontra-se bloqueado para a indicação de novos bolsistas. Tão logo tenhamos novidades, entraremos em contato com os candidatos aprovados, respeitando a ordem de classificação.

Esta coordenação espera contar com a compreensão da comunidade e faz votos para que os recentes contingenciamentos possam ser revertidos, ou pelo menos minimizados, de forma a permitir que o PPGQ-UFMS continue formando recursos humanos qualificados, como tem feito desde sua criação.